domingo, 27 de fevereiro de 2011

Somos pais e agora?


Positivo! Deu positivo! Mas...e agora?

Muitas pessoas se assustam com uma nova vida vindo a tona. "Como faremos? Vou saber criar? Mas não sei cuidar nem de mim! E se eu errar?". Esses e tantos outros pensamentos acontecem e são normais, não se assuste!

Uma nova vida de fato muda muita coisa numa casa. Horários, programas, visitas, viagens. Muita coisa se reformula para receber aquele pequeno presente, muitas vezes tão esperado, outras vezes que vem de repente.

O fato de ter tido uma gravidez planejada ou de ter um relacionamento estruturado não tira das pessoas alguns medos e ansiedades, é normal. Uma criança muda completamente a vida de um adulto. Claro que isso vai depender de casa situação, de como foi sua história de vida, de como você está habituado a agir mediante a esse assunto, assim como em tudo na vida. 

Em geral as mulheres se assustam com as mudanças corporais. Temem os quilos que virão e sobretudo temem não voltarem mais ao seu peso "normal". De fato, o corpo muda mediante a gravidez. Ele se prepara para uma vida que será gerada dentro da mulher. No entanto, com orientações médicas, os exercícios são muito bem vindos e necessários nessa fase, então espante a preguiça e a comodidade e dentro do possível exercite-se! Controle a alimentação (as mulheres podem ficar bem gulosas nessa fase!), visite um nutricionista e se informe sobre as necessidades do bebê, para que você não se alimente nem de mais, nem de menos, e para que ele possa se desenvolver de forma saudável. Peça ajuda se seu parceiro, de suas amigas, de seus familiares, todos terão uma vida mais saudável e te ajudarão a não engordar além do necessário.

Assusta também pensar na quebra da rotina. Você está acostumado(a) a fazer o que quer, quando quer. Sair, passear, ser independente. Uma criança traz algumas mudanças na rotina, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, tenho certeza que se sairá muito bem. No começo as coisas vão mudar um pouco, amamentação, fraldas, horários. No entanto, mesmo um bebê bem pequeno já pode (e deve) ir sendo colocado numa rotina de horários fixos. 

Mamadas espassadas segundo o que o pediatra te informar são essenciais. Muitos pais ficam inseguros mediante o choro do bebê e assim que ele começa a "ranhetar" já o colocam para mamar. Segundo os pediatras, os bebês devem ser alimentados em intervalos que giram em torno de 2 ou 3 horas (consulte o seu), por isso não é necessário que você amamente de meia em meia hora se seu filho chorar, você apenas estará ensinando a ele que se ele chorar vai receber leite, aumentando assim a probabilidade do choro ocorrer mais e mais vezes. Isso pode muitas vezes acalmar você no momento, mas não esqueça você deve ensinar a ele a rotina correta e não ele a você!

O horário do sono também gera muitas dúvidas. No inicio os bebês dormem muito, não se assuste! Depois vão ficando mais tempo acordados e começam a interagir (leia o post sobre desenvolvimento infantil, mês a mês). É importante ensinar a ele a rotina do sono-vigília, expondo durante o dia a criança a ambientes mais claros e durante a noite a ambientes mais escuros. Algumas mães com as quais trabalhei chegaram a ter bebês de 4 a 5 meses de idade que dormiam o dia todo e as mantinham acordadas a noite toda. Se você o colocar num quartinho escuro na maior parte do tempo de dia, concorda que ele vai dormir? Dormindo de dia, a noite vai estalar os olhos e não vai querer fechar! E isso vai tirar também o seu sono.

Dormir em seu próprio quarto é indicado desde pequeno. A maioria dos pais teme deixar a criança sozinha em seu quarto logo que ela nasce, tem medo que engasgue, que pare de respirar e por isso verificam o filho a cada 10 minutos. Se você faz isso, acalme-se, você não é o único(a)! No entanto, é importante que a criança aprenda que ela tem o seu quarto e que o quartos dos pais é dos pais, e não dela! Você pode usar recursos como uma babá eletrônica (dois aparelhos que se comunicam, um fica no quarto do bebê e um no quarto dos pais) onde você conseguirá certamente ouvir o que se passa em seu quarto. Com as mamadas noturnas, você também pode aproveitar e checar se está tudo bem. Converse com ela mesmo de longe dizendo frases como "a mamãe está aqui", "pode dormir" entre outras, a criança já conhece a voz dos pais e isso pode acalmá-la. Quanto mais ela crescer, mais as regras de rotina devem ser estipuladas e cumpridas. 

Você também tem direito de sair e espairecer. Não há necessidade de ficar grudada ao bebê 24 horas. É muito comum os pais se dedicarem integralmente aos filhos desde o nascimento, isso é ótimo, mas cuidado! Você também deve se cuidar, faça suas unhas, corte o cabelo, tome um sorvete, converse com os amigos, jogue bola, saia com seu cônjuge. Se não der para levar o bebê (parece difícil mas não é impossível), alterne os horários com seu cônjuge ou com alguém de sua confiança. É claro que na fase inicial, não é indicado passar muito tempo longe do bebê, mas algumas horas de vez em quando, não farão mal e sim bem a sua individualidade, casamento. Se der para conciliar, passear e levar o bebê (atente-se as orientações do pediatra quanto as vacinas para que isso possa ocorrer), também será bom para vocês pais e para ele, que conhecerá coisas novas! 

Muitas dúvidas surgem, muitas questões e muitos medos. Acalme-se, tudo dará certo desde que nos empenhemos para isso! Peça ajuda quando necessário, informe-se, converse sempre com profissionais que possam te auxiliar.

Isso foi só um pouquinho do que essa nova fase trará a vocês pais, logo vem mais!

Se precisar entrar em contato comigo estou a disposição no carol.frazao.rosa@gmail.com terei prazer em ajudar no que puder!

Boa sorte!

Carolina Frazão Rosa
Psicóloga Clínica
CRP 06/102991


Nenhum comentário:

Postar um comentário