quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Infantil - No primeiro ano de vida



  • O que um bebê de 1 ano consegue fazer?
Entre um e dois anos de idade o bebê vai desenvolver especialmente o seu aprendizado. Nesse período de vida, as mudanças físicas não são tão evidentes quanto as intelectuais e as comportamentais. É hora de o bebê aprender.

Ao completar um aninho, ele está pronto para aprender a andar, explorar, conhecer, experimentar tudo o que está a sua volta: pessoas, objetos, lugares.

Aprender a coordenar a musculatura do corpo para andar é sua principal tarefa. Quer andar o dia inteiro e nunca cansa. No início, anda com os braços para cima para buscar equilíbrio, e com o tempo, vai baixando.

Sua linguagem está se aperfeiçoando. Em geral, com 1 ano completo a criança fala em média 6 palavras (cada criança é única, não de esqueça!) e consegue imitar alguns sons que os pais ensinam, como o au-au do cachorro. Com o tempo, aprende a apontar as partes do corpo quando os pais falam o nome e identificam objetos em livros infantis.

Ele já tem capacidade para fazer muitas coisas: coopera enquanto o vestem, segura um copo, tenta usar a colher. Por volta dos 15 meses começam a imitar o adulto em algumas tarefas do dia a dia. Faz coisas para mostrar que já é grande como tentar pentear o cabelo com uma escova, falar no telefone celular de brinquedo, varrer o chão com uma vassourinha.

Um dos seus passatempos prediletos é jogar objetos no chão de propósito. Se a mãe pega e devolve para ele, o bebê repete a mesma coisa milhares de vezes, achando que é uma brincadeira.

É comum a criança pegar o brinquedo dos amiguinhos, mas não querer emprestar os seus, e nessa hora é importante a explicação dos pais e o auxílio dos mesmos para que a criança saiba dividir desde cedo. Outra característica interessante dessa fase do bebê é que eles adoram se exibir e, para isso, imitam gestos e atitudes que provocam risadas.

Nessa fase, o gênio da criança está mais evidente e eles podem ter acessos de raiva, bater a cabeça, se jogar no chão, dar chutes. Esse comportamento deve ser repreendido pelos pais e analisado, pois sempre há um motivo para os acessos de raiva. Os pais sempre que querem colocar limites aos filhos devem abaixar na altura dos mesmos, olhar e falar em tom firme, sendo consistentes aos limites impostos.

·         Como estimular o bebê de 1 ano?

A criança precisa da ajuda dos pais para aprender a andar. Segure-a por baixo dos braços para ela dar os primeiros passos. Conforme estiver mais confiante, segure apenas pelas mãozinhas. Com o tempo e o progresso do andar, solte uma das mãos até que ela consiga caminhar sem ajuda.

Se a criança cair tentando andar, ajude-a a se levantar, mas não faça disso um drama. Se o filho sente o medo dos pais, ele terá medo de tentar novamente. Faça com que sinta confiança e segurança e mostre para seu pequeno que cair e levantar é natural.

As descobertas são muito importantes para o desenvolvimento da criança. Deixe-a abrir os embrulhos dos presentes que ganhar. Apenas dê uma ajudinha. Esconda os brinquedos e ajude-a a procurar.

A natação pode ser um excelente exercício para os bebês de 1 aninho. Eles têm um reflexo excelente de bater braços e pernas quando os seguramos com a cabeça para fora d’água. 

Com essa idade a criança não tem medo, então aproveite a oportunidade para ensiná-la a nadar desde cedo.

Com 1 ano a criança vira uma esponjinha e imita tudo o que observa. Lembre-se que ela aprende muito mais com o que vê os pais fazendo do que com o que ouve deles. Não adianta dizer para a criança a comer toda a comida e deixar a sua própria sobrar no prato. Como ela imita as atitudes dos pais, é importante dar bons exemplos. Uma boa maneira de fazer isso é guardar os brinquedos no lugar na hora de dormir e pedir “por favor” e “obrigado” para a criança.
  • O que um bebê de 1 ano e meio consegue fazer?
Um ano e meio é aquela fase em que costumamos dizer que a “pilha” deles não acaba nunca. 

Os bebês com essa idade são agitados e não param quietos nem um minuto. Quanto mais habilidades eles ganham, maiores as travessuras. Seu desenvolvimento motor permite saltar sobre os dois pés, andar quase correndo, subir e descer escadas, ficar sentado sozinho em uma cadeira. Brincando, consegue puxar um carrinho pela corda, fazer uma torre com 3 ou 4 cubos, rabiscar uma folha de papel.

A sociabilidade da criança de 1 ano e meio é grande. Ela começa a buscar sua autonomia e insiste em realizar sozinha algumas tarefas como segurar o copo d’água, buscar um brinquedo na prateleira, tirar o sapato. Por outro lado, requer a participação da mãe em todas as suas atividades.

Já a convivência com outras crianças menores é complicada. Eles acreditam que outros bebês são como os seus brinquedos e insistem em puxar, empurrar, bater, agarrar, morder. Fazem isso não para maltratar, mas para se divertir.

Conseguem entender mais palavras do que falar. Emitem apenas em torno de 10 palavras, mas conseguem compreender mais do dobro disso.

Nessa fase, os bebês começam a atender bem especificamente aos pedidos dos pais. Se disserem para a criança abrir a boca bem grande para escovar os dentes, eles abrem. Se mandarem parar de bater no amiguinho, eles param. Com um ano e meio eles já estão maduros o suficiente para receber ordens básicas. Ter disciplina nessa etapa é fundamental para seu futuro, pois nessa idade é criada a base da educação da criança. Desde cedo eles precisam ter maturidade para respeitar e obedecer às ordens básicas.

·         Como estimular o bebê de 1 ano e meio?

É na primeira infância que as crianças criam hábitos importantes que vão carregar na adolescência e na idade adulta. Por isso, nessa fase, os pais precisam dar uma atenção especial a alimentação, sono e higiene do filho.

É importante ensinar os pequenos a comer frutas e legumes, escovar os dentes depois das refeições, lavar as mãos antes de comer e dormir cedo para recarregar a energia.

Escolha os brinquedos com cuidado. Se não for indicado para sua faixa etária, a criança pode ter dificuldades de brincar com ele, o que causa frustração e até irritação. Pelo mesmo motivo, os brinquedos quebrados devem ser tirados de circulação até serem consertados.

Nessa fase, uma grande variedade de brinquedos pode deixar a criança confusa. Uma boa dica é oferecer alguns brinquedos e esconder outros por uma ou duas semanas. Quando o brinquedo reaparece, ele dá uma nova alegria para a criança.

Dê revistas para pintar e desenhar e rabisque com seu filho. Mas tome cuidado para ele não rabiscar o próprio corpo, as paredes da casa, os móveis. As crianças descobrem com os lápis como é divertido deixar sua marca.

Incentive a imaginação e a criatividade dos pequenos com histórias infantis. Mas prepare-se para contar a mesma história milhares de vezes. Eles adoram ouvir até saturar para poder guardá-la na memória. A mesma coisa acontece com as músicas. São capazes de ouvir e cantar a mesma várias vezes, e se divertem em todas elas.

Crianças pequenas precisam de oportunidades para que se exercitar, subindo escadas, empurrando objetos, cantando. Passear sentado num carrinho de bebê é uma tortura para eles. Agora, eles querem usar as próprias pernas. Deixe que corram e brinquem a vontade durante os passeios.
                                                                                   Boa sorte!

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