domingo, 27 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Infantil - No quinto ano de vida



O que uma criança de cinco anos consegue fazer?

Até os 5 anos de idade todo o desenvolvimento neuropsicomotor se completa. Não é exagero chamar de revolução as mudanças que ocorrem entre 1 e 5 anos na vida de uma criança, são muitas!

Nessa fase, o cérebro finaliza suas ligações. Agora, ela já deixou completamente de ser um bebê dependente e indefeso para se transformar em uma criança autônoma, que faz amizades, é capaz de comer e de raciocinar sozinha.

Com essa idade a criança não precisa de tantos cuidados e atenção para realizar suas atividades diárias e já consegue até ajudar nas tarefas de casa, colocando a mesa, guardando a louça e arrumando seu quarto. É importante que os pais dêem aos filhos alguma tarefa diária como uma "obrigação", por exemplo aguar as plantas, ajudar a lavar o quinta, entre outras. Isso faz com que a criança cresça com responsabilidade e sabendo que ela deve ajudar a manter a ordem da casa e consequentemente aprenderá mais sobre cooperação.

Até os 5 anos, a criança compreende cerca de 9 mil palavras e já está entrando na fase de alfabetização (dependendo da estimulação, alguns já a iniciaram).

É uma fase onde ela tem confiança nela mesma e se separa da mãe com mais facilidade, especialmente quando é para brincar na casa de um amiguinho ou dormir na casa da vovó. Isso acontece porque se sente segura mesmo estando longe dos pais. Ela entende as situações, sabe que pode ligar para a mãe quando quiser e que ela voltará para buscá-la. Em alguns casos, isso pode ainda não ocorrer e a criança pode dar trabalho para se separar em diversas situações. A entrada na escola é uma delas. Se isso ocorrer, explique sempre a verdade, não deixe a criança esperando na hora de buscar, e se não houver como adiar (como  na fase escolar) insista e deixe a criança chorar se necessário naquele momento (sei que isso dói!), sempre reforçando depois quando ela ficar na escola, elogiando e se interessando. É importante que a criança entenda quando as coisas não podem ocorrer do jeito dela, ou então você poderá estar criando um futuro adulto que não sabe lidar com frustrações.

A criança de 5 anos está aprendendo o valor das amizades e dá muita importância a elas. Quer aproveitar todos os momentos para brincar, inventar jogos e estar perto da sua turminha de amigos.

Como estimular uma criança de cinco anos?

O grande desafio dos pais nessa fase é achar o equilíbrio entre a maturidade da criança e a necessidade de proteção. A verdade é que ela está se tornando independente e os pais devem incentivar essa postura do filho de explorar e experimentar o mundo e, consequentemente, tomar suas próprias decisões. A questão é: até que ponto?

Com 5 anos ele ainda é uma criança e não tem entendimento das consequências dos seus atos. O ideal é resistir a tentação de dizer “deixa que eu faço”, e ao invés disso, deixar a criança seguir com as próprias pernas, mas estar sempre por perto para supervisionar e aconselhar.

Na escola, a criança vai aprender coisas novas a cada dia. É importante que os pais acompanhem o progresso e ajudem a criança a se interessar pelas atividades escolares. Incentive o aprendizado com jogos que exigem memória e cálculo mental, como os jogos de tabuleiro, caça-palavras e jogos eletrônicos.

Não esqueça dos livros. A criança que está entrando na fase de pré-alfabetização deve ter contato com gibis, livros de histórias e livros para colorir. Leve seu filhote a uma biblioteca ou livraria infantil e deixe que ele descubra nos livros um grande divertimento. Quanto mais cedo a criança criar o hábito da leitura, melhor. 

O que uma criança de cinco anos e meio consegue fazer?

Sua criatividade está a todo vapor. São capazes de inventar brincadeiras e, até mesmo, fazer regras. “Vamos construir uma torre bem alta. Cada um coloca uma pecinha. Quem deixar cair perde 5 pontos. Eu começo.”
A coordenação motora é boa para usar pincéis, lápis, tesouras, réguas e outros instrumentos que necessitem firmeza nas mãos.

Em relação ao desenvolvimento social, com essa idade, a criança já entende que as outras crianças também têm sentimentos e, portanto, respeita mais seus amiguinhos (se isso não está acontecendo, preste atenção e trabalhe com ela para que aconteça!). Eles gostam de compartilhar suas coisas e fazem novas amizades convidando colegas para brincar.
Também entendem conceitos básicos de certo e errado, ou seja, sabem quando estão fazendo uma besteira.

Para se comunicar, usam frases no passado, presente e futuro. As frases são bem completas, com pelo menos oito palavras. Já são capazes de contar histórias com riqueza de detalhes. Dentre suas habilidades, está a arte de enrolar os pais para se livrar de uma bronca.

Como estimular uma criança de cinco anos e meio?

As crianças com essa idade gostam de aventuras. As brincadeiras que exigem coragem são suas preferidas. Que tal uma gincana ou caça ao tesouro, onde a criança deve raciocinar e ao mesmo tempo se exercitar? Escolha um domingo ensolarado e promova a brincadeira em um clube, parque ou qualquer lugar espaçoso onde você possa criar obstáculos e desafios.

É hora de investir em bicicletas, pernas de pau (sempre com um adulto por perto, é claro!), camas elásticas e outros brinquedos com os quais eles possam gastar sua energia. Afinal, isso eles têm de sobra. Se você não tem muito dinheiro, use a imaginação e materiais recicláveis, é sempre uma ótima oportunidade para treinar a criatividade de seu filho e ajudar o meio ambiente!

Construir objetos também é muito estimulante. Uma boa ideia é construir uma casinha de bonecas no jardim, ou algo mais simples como uma pipa. A criança vai adorar ver as etapas da criação.

Você também pode ajudar o desenvolvimento de seu filho com atividades extras. Com essa idade, a criança pode aprender a tocar um instrumento musical, ter aula de artes, ou praticar algum esporte como balé, natação ou judô. Mas cuidado! Crianças são crianças! Precisam de tempo para brincar, ver desenhos e fazer coisas próprias da idade! Não lote a agenda de seu filho como se ele fosse um adulto! Pergunte a ele sobre seu interesse para atividades extras e tenha paciência, o interesse pode variar constantemente! 


                                                                                                Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário