domingo, 27 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Infantil - No sexto ano de vida



que uma criança de seis anos consegue fazer?

A criança de 6 anos tem capacidade e habilidades diversas. Consegue distinguir grupos e tipos de coisas e separa objetos conforme sua categoria: doces, salgados, frutas, legumes, pães. Já sabe os dias da semana, distingue a mão direita e esquerda, o dia e a noite, as estações do ano, reconhece os números e as letras do alfabeto.

Nessa fase começa realmente o aprendizado da leitura, que é um grande passo no desenvolvimento intelectual da criança. Em pouco tempo, eles escrevem o nome completo e logo começam a usar a escrita para se expressar. Também aprendem a diferença entre uma palavra, uma frase e um parágrafo (não se afobe, isso leva algum tempo!). Começam a usar apropriadamente as letras minúsculas e maiúsculas e aprendem como escrever em uma página, da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Os desenhos não são mais simples rabiscos, e sim quadrados, círculos, casas, carros e outros objetos bem definidos.

A criança de 6 anos domina totalmente o sistema fonético. Não encontra nenhuma dificuldade em reproduzir sons e fonemas complexos como “tra-lha”, por exemplo, se seu filho ainda tem dificuldades de fala, procure um profissional fonoaudiólogo, é importante!

Quando atinge essa idade, os pequenos apresentam uma boa noção da realidade. Já sabem distinguir histórias reais e faz-de-conta. Socialmente, sabem como se comportar nas mais diversas situações, obedecem regras e cooperam com os pais e professores.

Como estimular uma criança de seis anos?

Nessa etapa da infância, as possibilidades de brinquedos são infinitas: jogos de tabuleiro, bolinhas de gude, pipas, carros de corrida, trens elétricos, argila para modelar, pincel, brinquedos de mágica, artigos esportivos, bicicletas, patins, skate e tudo que possibilite se movimentar.

Aos seis anos os pequenos ficam alucinados com videogames. Ao invés de proibir o uso ou deixar que passem o dia jogando, escolha o meio termo: jogos indicados para a faixa etária da criança, sem violência. Esses games podem estimular a criança de diversas maneiras. Basta escolher os jogos certos e estipular um tempo limite.

Dê ao seu filho oportunidade de escrever. Mas lembre-se de fazer isso de uma forma divertida. Uma boa ideia é pedir para ele escrever uma lista de coisas que gosta de comer. Se a habilidade de escrita da criança já é maior, peça para escrever uma história e a convide para ler o jornal junto com você.

Periodicamente, peça para a criança para fazer uma arrumação no quarto e doar os brinquedos e roupas que não usa mais. Além de necessário, para manter o quarto em ordem, essa atitude faz a criança entender a importância de dividir com os outros. Se puder, leve seu filho a uma creche ou outra instituição para entregar as roupas e brinquedos para as crianças carentes e doentes. Solidariedade é uma ótima lição.


                                                                                                       Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário