quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Infantil - No primeiro mês de vida



É importante conhecer as fases do crescimento do bebê, e assim saber o que ele consegue fazer e como estimulá-lo!
  • O que um bebê de um mês consegue fazer?
No primeiro mês de vida, já é possível perceber a evolução motora, psíquica e o equilíbrio emocional do bebê. Ele já não é mais tão molinho e passivo como o recém-nascido.
Nessa fase o bebê:

·         Já pode distinguir o claro e o escuro,
·         Para de chorar quando vê algum objeto interessante na sua frente,
·         Fica satisfeito durante o banho, emite sons de saciedade,
·         Segura o dedo da mãe,
·         Se aquieta no colo conhecido,
·         Tem o sono um pouquinho mais constante,
·         Ainda dorme o dia todo.

A postura característica do bebê de um mês é com os membros flexionados, mãos fechadas e a cabeça oscilante, ou seja, tende a cair para trás quando pegamos no colo. Se o bebê é deitado de bruços, consegue ajeitar sua cabeça para poder respirar. Por isso é importante deitá-lo de bruços por alguns momentos (sempre na presença de um adulto) para que ele fortaleça sua musculatura e fique cada vez mais com a cabeça erguida.

Sua evolução motora pode ser percebida no interesse que releva por objetos brilhantes e por fisionomias humanas. Quando concentra sua atenção, os movimentos de braços e pernas param um pouco. Sua visão só é boa de perto, ainda falta acomodação visual. Ele enxerga os rostos como grandes manchas. Mesmo assim, já consegue reconhecer sua mãe, especialmente através do cheiro e da voz. Ele começa a demonstrar seu comportamento emocional fixando o olhar na mãe em busca de segurança.

Com um mês de vida o bebê já está mais adaptado à vida fora da barriga. Ele começa a entrar no ritmo da casa, se habituar aos ruídos externos, aos horários, às pessoas, e reage negativamente às mudanças bruscas.

O bebê nessa fase já se acalma com vozes suaves e conhecidas. Se a mãe canta para o filho quando ele está chorando, o bebê se tranquiliza e muitas vezes para de chorar.

O próprio esforço do bebê para apanhar o bico do seio para mamar é uma grande prova de inteligência. Se o bebê está mamando e o bico sai da sua boca, rapidamente ele move a cabeça, com a boca aberta, para tentar abocanhar novamente.

·         Como estimular o bebê de 1 mês?

Para que a criança adquira segurança e confiança, um importante relacionamento que precisa ser estabelecido entre mãe e filho é o olhar. É nesse olhar que a criança vai buscar, durante anos e anos de sua vida, as respostas e o respaldo nos momentos difíceis.

O ato de ninar e embalar o bebê também merece atenção especial dos pais. Esse gesto gera um momento de prazer e satisfação muito importante para o bebê, estimulando a parte sensorial e ajudando no desenvolvimento afetivo da criança.

Com um mês, o bebê não chora para fazer malcriação. Essa é apenas sua maneira de expressar seu desconforto, sua inquietação, seu mal estar. O papel dos pais é aprender a identificar o motivo do choro: fome, sono, cólica, frio, fralda suja. Esse é um dos primeiros exercícios para que os pais aprendam a entender e conhecer melhor seus filhos. É importante ficar atento, ficar com o bebê sempre no colo pode fazê-lo perceber o quanto isso é gostoso e ele tende a chorar quando colocado no carrinho ou berço.

A boa alimentação do bebê no primeiro ano de vida, quando ele dobra sua estatura e triplica seu peso, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da inteligência. O leite materno é o melhor alimento que o bebê pode receber. A dica é amamentar no peito e ficar de olho nos centímetros e quilos que o bebê ganha mês a mês. Esse é um grande gesto de amor. Ë importante o acompanhamento pediátrico!

Após o primeiro mês, já se pode estimular o bebê de forma mais especifica da seguinte forma:

·         Observando se há contato visual do bebê por cerca de aproximadamente 5 segundos, quando alguém interage com ele;

·         Colocando o bebê na frente do espelho, estimulando sua visão e percepção do outro e observando o que ele faz;

·        Deitando-o de bruços por algumas minutos durante o dia, sempre com algum adulto por perto, para estimular o desenvolvimento da musculatura do pescoço e ombro;

·        Estimulando-o auditivamente fazendo ruídos, com cuidado, a uma distância aproximada de 15 a 20 cm de seus ouvidos (pegue por exemplo duas colheres ou um chocalho e faça barulhos, movimentando os objetos de um lado da cabeça ao outro, na intenção de bebê acompanhar o som e até mesmo de aprender a virar a cabeça para outro lado ao ouvir um som diferente);

·        Estimulando-o visualmente (de 15 a 20 cm de distância de seu rosto) com um brinquedo que seja colorido, a fim de que o bebê o acompanhe com o olhar;

·         Conversando com o bebê e dar espaço para que ele emita os próprios sons.

                                                                                  Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário