quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Infantil - No quarto mês de vida



  • O que um bebê de 4 meses consegue fazer?
Com quatro meses o bebê já está bem mais durinho. Quando de bruços, consegue levantar não só a cabeça, mas também os ombros, apoiando nos braços. Quando sentado com um apoio, consegue manter-se por alguns segundinhos.

Ele descobre a função e os movimentos dos dedos e fica encantado. É hora de colocar os dedos na boca, chupar, segurar as coisas, observar os movimentos dos dedos.

Sua visão já está bem próxima da do adulto e ele consegue distinguir duas cores. Sua memória dura de 5 a 7 segundos, e assim, ele se diverte com brincadeiras repetitivas.

O bebê mostra a evolução da sua inteligência e socialização a cada dia: reage à chamada do seu nome virando a cabeça, demonstra preferência por um brinquedo, para de chorar quando vê a mamadeira ou o peito, pode tossir para chamar a atenção.

Sua vocalização está cada vez mais rica e já se pode admitir o início da linguagem. Ele se expressa com sílabas e gritos fortes e adora ouvir os próprios barulhos. Nessa etapa surge a gargalhada.

·         Como estimular o bebê de 4 meses?

Mamar, tomar banho, passear, trocar a fralda, tudo é divertido para o bebê de 4 meses. Ele encara todas as atividades como se fossem brincadeiras. O horário que o bebê está mais disposto para brincar é no período da tarde, normalmente entre 3 e 6 horas, mas fique tranquilo pois cada bebê pode ter um ritmo diferente!

O bebê começa a reagir fortemente aos estímulos. Consegue se acalmar ouvindo uma música suave e quando provocado com gestos e brincadeiras, fica excitado e com a respiração acelerada.

Um bom teste para perceber sua reação é se debruçar no berço e provocá-lo com gestos, caretas, objetos e sumir de repente. Ele irá desaprovar a interrupção da brincadeira fazendo bicos, gritando ou até chorando.

Eles não querem mais ficar na cama o tempo inteiro. É hora de colocá-lo no bebê conforto para observar o ambiente. Ofereça objetos interessantes, coloridos e que emitam sons para que ele possa segurar ou tocar.

Uma boa dica é instalar tapetes emborrachados no quarto do bebê e deixá-lo brincar à vontade no chão. Esses tapetes são próprios para os bebês e são facilmente montados e desmontados, como um quebra cabeça. O ideal é colocar o bebê de bruços durante alguns minutos para que ele faça o exercício de sustentar a cabeça se apoiando nos braços.

Outro brinquedo interessante são os tapetes divertidos, onde o bebê fica deitado de barriga para cima e consegue tocar com o pé e com a mão brinquedinhos que ficam pendurados. Se você não tem um, não tem problema, é fácil adaptar! Coloque um tapete emborrachado no chão e deite o bebê e barriga para cima, em seguida, com uma corda pendure alguns brinquedos e chocalhos a uma distância que ele consiga tocar e chutar, isso estimulará bastante seu bebê!

Esse é o momento certo de estabelecer uma boa relação de respeito e educação entre mãe e filho. Por menor que a criança seja, ela já tem noção de alguns limites e já sabe fazer birras querendo colo ou leite o tempo todo. A mãe deve impor as regras, mas sempre respeitando o bebê. 

É preciso observar para conhecer o bebê e agir conforme o seu ritmo. Alguns são rápidos outros lentos para sugar e comer, alguns precisam mais outros menos horas de sono, alguns gostam de brincadeiras mais agitadas, outros cansam rápido de brincar.

Então, após o quarto mês, já se pode estimular o bebê de forma mais especifica da seguinte forma:

·         Deixando o bebê mais tempo no chão no tapete emborrachado;

·         Brincando com o bebê com a fralda no rosto, de esconde-esconde, com cuidado;

·         Pendurando móbiles e chocalhos em lugares onde ele possa tocar;

·         Colocar música, cantar e dançar com o bebê;

·         Deixá-lo mais tempo de bruços, sempre com um adulto por perto, sem deixa-lo irritado;

·         Interagir bastante com o bebê quando ele está acordado, abrir cortinas, passear no sol da manhã e deixa-lo confortável ao dormir com o quarto escurinho, para que ele delimite a diferença entre noite e dia.
                                                                                  Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário