quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Infantil - No segundo mês de vida


  • O que um bebê de 2 meses consegue fazer?
O desenvolvimento global da criança continua bastante intenso no segundo mês. A mãe, que acompanha o filho de perto, pode perceber novos comportamentos e conquistas a cada dia.

Na parte motora e postural a criança evolui gradativamente e já consegue sustentar um pouco mais a cabeça, e levanta o queixo quando está deitada de barriga para baixo. Também começa a levar a mão à boca, o que é uma grande descoberta, pois passa a sugar os dedos e brincar com a língua.

Nessa fase, o bebê já adquire capacidade de virar a cabeça quando escuta um ruído e acompanhar com os olhos um objeto que se move no quarto. Uma prova do seu desenvolvimento social são os gestos fisionômicos que faz quando vê um rosto humano. Eles podem enrugar a testa e até sorrir. Observando o rostinho, podemos perceber satisfação, alegria, excitamento, angústia. Outro exemplo da socialização é ficar imóvel ao ouvir uma voz conhecida e emitir gorjeios e vocalizações.

Umas das grandes conquistas dos bebês de 2 meses se refere ao comportamento emocional. 

É possível observar o movimento de pedalagem, onde o bebê move as pernas rapidamente como se estivesse pedalando uma bicicleta, e torce o corpo para mostrar alegria.

·         Como estimular o bebê de 2 meses?

Com a visão um pouquinho mais apurada, o bebê descobre nessa fase as luzes e consegue fixar os olhos nela por um bom tempo. Da mesma forma, são atraídos por campainhas e ruídos próximos. Para estimular essas descobertas, ofereça brinquedos com essas características. 

Coloque o brinquedo no campo de visão do bebê, a uns 15 ou 20 cm de distância, e mova para que ele acompanhe com os olhos. É importante lembrar-se de verificar a indicação de idade na embalagem, para que essas luzes e sons não agridam o bebê.

Outra sugestão é levantar o bebê para que ele possa enxergar a seu redor e observar o ambiente.

Esse também é o momento certo de instalar móbiles no berço para que ele acompanhe o movimento dos brinquedos. As cores que mais atraem sua atenção são o vermelho e o amarelo.

As músicas têm poder de acalmar as crianças. Escolha brinquedos que reproduzam musicas suaves e tranquilas. Mas cuidado: é muito cedo para brinquedos barulhentos. As musicas devem ser de preferência instrumentais e não muito altas.

O toque, o sussurro, o carinho da mãe e dos familiares são fundamentais para o desenvolvimento da afetividade, da socialização, do processo de linguagem. Aproveite todos os momentos para conversar com seu filho.

Após o segundo mês, já se pode estimular o bebê de forma mais especifica da seguinte forma:

·         Tentar manter o máximo de contato visual com o bebê quando se conversa com ele;

·         Continuando a coloca-lo na frente do espelho, estimulando sua visão e percepção do outro e observando o que ele faz;

·       Continuando a deitá-lo de bruços por algumas minutos durante o dia, sempre com algum adulto por perto, para estimular o desenvolvimento da musculatura do pescoço e ombro;

·         Estimulando-o com um celular ou alguma luz, a aproximadamente 20 cm de seu rosto, de um lado para o outro;

·         Continuando a estimulá-lo auditivamente fazendo ruídos, com cuidado, a uma distância aproximada de 15 a 20 cm de seus ouvidos (pegue por exemplo duas colheres ou um chocalho e faça barulhos, movimentando os objetos de um lado da cabeça ao outro, na intenção de bebê acompanhar o som e até mesmo de aprender a virar a cabeça para outro lado ao ouvir um som diferente);

·         Continuando a estimulá-lo visualmente (de 15 a 20 cm de distância de seu rosto) com um brinquedo que seja colorido, a fim de que o bebê o acompanhe com o olhar;

·         Conversar com o bebê e dar espaço para que ele emita os próprios sons.

                                                                                    Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário