quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Infantil - No terceiro mês de vida



  • O que um bebê de 3 meses consegue fazer?
Com 3 meses completos o bebê já consegue reconhecer visualmente a mamãe. Além do cheiro e da voz, ele tem mais um recurso para saber quando ela está por perto. O bebê também começa a sorrir para todos que se aproximam dele sorrindo. Ele olha para as pessoas, balbucia e faz vocalizações prolongadas, participando ativamente do lar.

Nessa fase as glândulas do canal lacrimal começam a funcionar e aparecem as lágrimas quando o bebê chora.

Firmar bem a cabeça aos 3 meses é uma ótima prova de que o desenvolvimento psicomotor está perfeito. Para fazer o teste, basta deitar a criança de bruços e esperar que ela use o apoio dos bracinhos para sustentar a cabeça e olhar à sua volta.

Geralmente, é no terceiro mês que a cabeça do bebê ganha forma arredondada e ele começa a ficar deitado com o rosto virado para cima. Antes disso, a cabeça ficava apoiada de um dos lados. 

Nessa etapa ele também começa a escolher sua posição para dormir e se ajeita no colchão. Quando deitado de lado, se vira para ficar sobre as costas. No berço, agarra o lençol e outras coisas que estão por perto e puxa para si.

Os reflexos automáticos do bebê desaparecem e aparecem os da vontade, revelando o controle cerebral da criança. Ele já consegue fixar o olhar por bastante tempo em pessoas ou coisas, segurar alguns objetos, observar as mãos e os pés, observar as atividades de pessoas que estão por perto, parar o que está fazendo quando ouve um barulho e balbuciar sozinho.

·         Como estimular o bebê de 3 meses?

O bebê de 3 meses já consegue interagir e participar mais da família. Nessa fase, o relacionamento dos pais com o filho fica ainda mais gostoso porque ele responde aos estímulos e brincadeiras feitas com ele.

O bebê já reconhece o rosto da mãe, troca olhares com ela e procura por ela no quarto. Também já é capaz de combinar os dois sentidos: visão e audição. Então, a dica é conversar com a criança, olhar, sorrir e fazer gestos. Certamente, ela vai corresponder com um delicioso sorriso.

Os passeios são um ótimo estímulo para o bebê de 3 meses. Quanto mais ele vê, mais aprende. Ao passear de carrinho pelas ruas é possível ver o interesse do bebê por determinados objetos. Alguns se encantam com as árvores, outros com pessoas, mas eles estão sempre atentos ao que acontece ao seu redor.

Os brinquedos preferidos são os chocalhos e guizos, que eles conseguem segurar com as mãozinhas e balançar para ouvir o barulho. Aproveite a hora do banho para brincar com o bebê. Espirre água, faça espuma, cante e observe as suas reações. Brinquedos flutuantes entram no seu campo de interesse e o banho fica mais divertido com patinhos de borracha que boiam na água.

Lembre-esse que aos 3 meses o bebê já está bem habituado à sua rotina e reage negativamente ao barulho, mudanças e irregularidades. A rotina é importante para que ele se desenvolva naturalmente.

Então, após o terceiro mês, já se pode estimular o bebê de forma mais especifica da seguinte forma:

·         Conversar bastante com ele, sorrindo e mantendo contato visual;

·         Levar a criança a um espelho, conversar com ela na frente dele, fazer caretas e sorrisos na intenção de estimular o reconhecimento de outra face;

·         Estimular com chocalhos a uma distancia de aproximadamente 30 cm do rosto do bebê, indo de um lado da cabeça ao outro, na intenção do bebê virar a cabeça ao ouvir um som diferente no ambiente;

·         Sua musculatura do pescoço e ombro já está bem mais fortificada, mas você ainda deve deixa-lo de bruços por algumas minutos durante o dia, sempre com algum adulto por perto;

·         Deixar móbiles e brinquedos coloridos a sua disposição (lembre-se, não é necessário gastar! Caso você não tenha muitos brinquedos, objetos de plástico maiores e coloridos são essenciais, como tapewares, objetos usados em casa, desde que não muito pequenos e sempre com auxílio de um adulto por perto).

                                                                                   Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário