domingo, 27 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Infantil - No terceiro ano de vida


O que uma criança de três anos consegue fazer?

Seu desenvolvimento postural permite subir escada colocando um pé em cada degrau, ficar sobre uma perna só e pedalar o triciclo. Não precisa mais usar fraldas, pois já consegue controlar bem a bexiga de dia e também durante a noite.

Como seu desenvolvimento intelectual está a todo vapor, os desenhos começam a ganhar forma. Faz bolas, bonecos, desenha a mamãe, o bebê, o papai. Também consegue colorir os seus desenhos e conhece os números até 10. Sabe inclusive dizer qual o seu sexo.

Seu vocabulário compreende mais de 1000 palavras e ele continua a perguntar incansavelmente o nome dos objetos que não conhece. Sua fala já é elaborada e suas frases completas, com verbos, pronomes, advérbios e artigos.

Socialmente, a criança está mais preparada para se ajustar a novas rotinas como, por exemplo, ir à escola. Nessa idade, ela se despede dos pais com mais facilidade, pois já tem capacidade de entender que eles voltarão para buscá-la mais tarde.

Com 3 anos, conseguem receber instruções e obedecê-las, como, por exemplo: “é hora de guardar os brinquedos e lavar as mãos para almoçar”.

Uma grande diversão para eles é participar das tarefas da casa. E eles já são capazes de dar uma mãozinha, ajudando a lavar frutas, guardando livros e revistas espalhados pela casa, passando um paninho para tirar o pó dos brinquedos. Essas atividades ajudam a criança a desenvolver sua auto-estima e sua independência. 

Como estimular uma criança de três anos?

Com três aninhos a criança é pura energia e precisa de brinquedos que ativem seu movimento. Ela se diverte em cima de um triciclo ou com um grande carrinho de puxar, o que é ótimo para desenvolver diversas habilidades como senso de direção, espaço, controle e força.

As brincadeiras ao ar livre são sempre uma boa ideia: jogos com bolas, brinquedos infláveis, espelhos d’água ou caixas de areia com pás e cubos. Eles também se divertem fazendo barulho com instrumentos musicais. Portanto, invista em pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores infantis.

Brinquedos de montar e desmontar mais complicados, blocos de tamanhos e formas diferentes, jogos e quebra-cabeças simples são necessários nessa fase para estimular algumas habilidades psicomotoras, como a coordenação entre o olho e a mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos.

Para saciar a curiosidade e estimular a imaginação, encha a casa de livros de ilustrações e histórias divertidas. Deixe a criança colorir livros, contar histórias através das figuras e interpretar os personagens.

O que uma criança de três anos e meio consegue fazer?

Seu desenvolvimento motor e postural já está totalmente desenvolvido. Não tem nenhuma dificuldade em correr, parar, andar de ré, subir, descer, girar, pular, cair, levantar, pedalar. Consegue se locomover de todos os jeitos. Suas mãos e dedos também são ágeis para desenhar, colorir, manusear objetos delicados.

Nessa idade a criança começa a entender o conceito da escrita e descobre que as palavras de um livro transmitem mensagens. Agora, sua grande curiosidade é descobrir o que está escrito. Ela pede para os pais lerem placas, histórias, fica fascinada pelas letras. Aos poucos, vai conhecendo o alfabeto e pode reconhecer a letra de seu nome.

Com 3 anos e meio, é bastante tagarela e adora contar histórias sobre lugares que visitou recentemente e coisas que aconteceram no dia. Quando o pai chega em casa, eles contam as coisas para ele, relatos do dia, do que gostaram.

Além da comunicação, sua inteligência está bastante aguçada. Presta atenção em detalhes mais minuciosos como causas e efeitos das coisas. Acha incrível, por exemplo, como surgem as bolhas quando solta ar debaixo d’água. Seu pensamento também está mais lógico e ele consegue separar objetos por grupos e achar seus pares.

Como estimular a criança de três anos e meio?

Seu poder de imaginação é incrível. Com 3 ou 4 anos a criança descobre seus heróis favoritos e adora usar fantasias, fingir ser outra pessoa. Nessa fase, os jogos de faz-de-conta são os preferidos da criançada. Proponha teatrinhos, fantoches, jogos de dramatização e simulação, onde a criança pode usar sua criatividade para representar personagens.

As meninas adoram brincar de casinha e fingir que são mamães cuidando de suas bonecas. Os garotos brincam de luta, representando o bem e o mal, os monstros e os super-heróis.Quando os pais entram na imaginação deles e assumem outro papel, a brincadeira fica muito mais divertida.

Massinhas para modelar e tintas para pintar com os dedos em grandes cartolinas são excelentes brincadeiras que ajudam a estimular a criatividade. Quem sabe você não descobre que seu filho é um grande artista?

Nessa fase é preciso ficar atento e deixar a própria criança descobrir naturalmente se é destra ou canhota. Entre 3 e 4 anos ela irá demonstrar preferência pelo uso da mão esquerda ou direita, e os pais não devem intervir. Forçar a criança a usar uma das mãos para escrever, comer ou se pentear pode influenciar negativamente no seu aprendizado causando sérios problemas, principalmente na alfabetização.

Lembre-se de continuar estimulando sua linguagem e sua memória. Pergunte para a criança como foi seu dia, o que ela fez na escola, o que comeu no lanchinho, que música nova aprendeu. Essa é também uma forma de acompanhar o seu desenvolvimento passo a passo. 


                                                                                                             Boa sorte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário