domingo, 27 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Infantil - No segundo ano de vida


O que um bebê de 2 anos consegue fazer?


Até os 2 anos, o cérebro da criança está totalmente formado. Suas habilidades são muitas: chuta uma bola sem perder o equilíbrio, corre mas não consegue parar de repente, anda de costas, sobe e desce escada segurando o corrimão, anda em linha reta, na ponta dos pés e dirige o velocípede em círculos.

Sua linguagem já está mais elaborada. Com dois aninhos a criança já tem capacidade de compreender cerca de 200 palavras e fala em torno de 50. Inventa palavras para denominar coisas e objetos que tem contato diário. Mas ainda usa muitos gestos e mímicas para se comunicar, especialmente com outras crianças.

Constrói frases com 2 ou 3 palavras, inclusive frases negativas e interrogativas, usa verbos e pronomes. Quando fala de si, usa a terceira pessoa: “nenê faz bagunça”, “nenê quer bola”. Já sabe muito bem o que significa “meu” e emprega essa palavrinha a todo instante, especialmente quando um amiguinho tenta pegar seu brinquedo. Isso mostra a sua noção de propriedade das coisas e seu ciúme, que é uma característica bem marcante nessa fase.


Como estimular o bebê de 2 anos?

Com dois aninhos os pequenos querem diversão. É a vez das bolas. Eles se divertem correndo através delas, chutando, tentando fazer gol.

Sua maneira de se comunicar é através de gestos, atitudes, mímica e também de várias palavras. Mas se os pais se dedicarem e conversarem bastante com a criança, animando-a a falar e a escutando, ela pode aprender mais rápido a dialogar. Para ajudar a criança a se comunicar melhor e ampliar seu vocabulário, cantar e dançar é a melhor solução. 

Crianças pequenas também se divertem com brincadeiras animadas como pular na cama e fazer imitações e caretas. Assistir desenhos educativos e dvd’s musicais é uma ótima dica!

É bom continuar incentivando a criança a desenvolver sua habilidade motora. Para isso, use muitos blocos e ajude-a a empilhá-los, encher os carrinhos com os blocos, equilibrar um em cima do outro.

Nesse período a criança já deve começar a participar da arrumação das suas coisas. Depois da bagunça, peça ajuda para organizar e recolher os brinquedos. Isso deve ser feito como uma continuação da brincadeira, e não como uma obrigação, uma coisa chata.

Como a criança nessa idade já interage bastante e se interessa pelo que observa, passeios em parques, zoológicos e aquários vão estimular seu aprendizado.

Já é hora de ensinar a criança a controlar a bexiga e pedir para fazer xixi quando tiver apertada. Esse treino não é fácil e precisa da dedicação de toda família. Os pais devem parabenizar a criança sempre que ela conseguir fazer pipi no vaso sanitário, mas não devem reprimi-la quando fizer na calça. Essa é mesmo uma função difícil para a criança controlar. Uma boa dica é perguntar frequentemente para a criança se ela está com vontade de ir ao banheiro e ter muita paciência!


O que um bebê de 2 anos e meio consegue fazer?


A criança continua a descobrir novas palavras a cada dia e seu progresso de linguagem pode ser percebido até mesmo na maior clareza com que pronuncia as palavras.

É também nessa idade que a criança entra na fase do “que isso?”, sua curiosidade é tanta que ele passa o dia fazendo perguntas. Está tentando entender o mundo e sua sede de conhecimento é enorme. Os pais precisam ter paciência e didática para explicar as coisas. A orientação e que sempre falem a verdade, de maneira com que a criança possa entender, mesmo nas situações mais embaraçosas, mentir nunca é a solução.

Suas habilidades são bastante diversas. Consegue carregar um copo cheio d’água sem derrubar e encaixar blocos sem dificuldade. É atraído por brincadeiras de “encher e esvaziar”, “alcançar e tocar”, “montar e desmontar”. Sua nova descoberta é que consegue se equilibrar num pé só.

Vestir a criança nessa fase começa a ser mais fácil, já que eles cooperam com a tarefa e ajudam a mamãe a vestir a camiseta, calçar o sapato, fechar o zíper.

 Como estimular o bebê de 2 anos e meio?


Desenvolvimento e alimentação caminham juntos. A criança que come de tudo tem boa formação óssea e, portanto, ganha altura e peso na medida certa, além de esbanjar energia para aproveitar melhor todas as brincadeiras.

Cuidado com o que você conversa perto da criança. Quando achamos que eles estão entretidos com seus brinquedos e não estão prestando atenção na conversa dos adultos, nos surpreendemos com coisas que eles dizem e nem suspeitávamos que sabiam.

Se a criança tiver pais que falam dois idiomas ou estudar em uma escola bilíngue, ela poderá aprender simultaneamente duas línguas. Algumas crianças podem ter mais facilidade e outras mais dificuldade de aprender dois idiomas ao mesmo tempo, mas livros e músicas podem ajudar bastante no aprendizado.

A participação da criança nas tarefas do dia a dia é importante. Peça sua opinião na hora de se vestir. Ela já se sente vaidosa e vai adorar escolher o que usar. Mas mostre apenas duas opções para não confundir o pequeno e veja qual a sua preferida. Pergunte para ela: “hoje você prefere vestir a camiseta vermelha ou a que tem o desenho do leãozinho?”. E atenção: depois que a criança fizer sua escolha, não tente convencê-la do contrário. Haja como se a opinião dela fosse realmente importante. A criança precisa ter confiança nas suas decisões.

Tenha paciência para responder às milhares de perguntas de seu filho e faça também algumas perguntas que ele mesmo possa responder. Esse jogo motiva e incentiva a inteligência da criança.
                                                                             
                                                                             Boa sorte!

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