domingo, 27 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Infantil - No quarto ano de vida



O que uma criança de quatro anos consegue fazer?

A criança de 4 anos já dá sinais claros da sua independência, escolhendo uma roupa, se vestindo sozinha, escovando os dentes. Ela já não precisa da sua mãe para tudo (para o desespero das mamães! Rs!). Conhece muito bem sua rotina e, normalmente, nem precisa receber ordens para colocar o pijama antes de ir para a cama, por exemplo.

Em geral, sua relação com outras crianças é boa, já que nessa idade, em geral, já está indo a escola, onde aprende a compartilhar, trabalhar em grupo e ajudar o outro.
Já reconhece algumas letras do alfabeto e pode identificar seu nome escrito em uma folha de papel.

Nessa fase, é possível notar que a sensibilidade dos pequenos é maior. Eles já se dão conta dos sentimentos dos outros e notam quando a mãe está triste, o irmão assustado e o pai de mal humor. São capazes até de dar carinho, cuidar, quando notam que alguém está chateado. Seu senso de humor também é ótimo e a criança faz palhaçadas para fazer os outros rirem.

A fase das curiosidades ainda não passou e agora eles querem saber sobre questões mais complicadas como o nascimento e a morte. Instrua bem, dizendo sempre a verdade de uma forma que a criança entenda e se tiver alguma dúvida, peça ajuda de um profissional, ele poderá te dar boas dicas!

Infelizmente, nessa etapa, podem aparecer os medos infantis. Primeiro, se assustam com os monstros, com o escuro, e com o tempo, esses medos passam a ser abstratos, como o medo da morte e o medo de errar. Instrua sempre a criança na direção da verdade, mas entenda que sua cabeça fantasia com algumas coisas das quais os adultos já sabem que não existem, então tenha paciência, é importante!

Como estimular a criança de quatro anos?

Continue reservando um tempo do seu dia para seu filho, a idade passa mas isso não mudará!  Ele ainda precisa muito da sua companhia, da sua aprovação e da sua atenção.

Quando ele aparecer vestido de manhã ou guardar os brinquedos sem você mandar, parabenize-o pela sua iniciativa e diga o quanto é importante ele cooperar, dessa forma você estará aumentando a chance dele agir assim novamente. Para encorajá-lo a fazer as coisas sozinho, deixe tudo em lugares acessíveis. Coloque objetos que ele usa com frequência onde possa alcançar - copos, pratos, talheres, suas frutas preferidas, xampu, escova e pasta de dente.

Mesmo que ele faça uma tremenda bagunça tomando banho sozinho e você prefira supervisionar o banho, resista à tentação de reclamar e, ao invés disso, diga como você está orgulhosa com o seu esforço.

Lembre-se que educar não é uma tarefa fácil. Repreender a criança pelos seus atos, bater, gritar e pôr de castigo não vai resolver o problema. O melhor caminho é conversar e explicar a consequência de seus atos, e dessa forma consequenciar imediatamente quando ele erra ou acerta, a criança precisa entender que tudo o que ela faz vai gerar alguma consequência e para ela é mais difícil de entender se a consequência demorar muito para vir. Se seu filho fez algo errado na intenção de chamar sua atenção, tente não "reforçar" naquele momento, não dando atenção contingente ao comportamento inadequado e dando muita atenção quando ele agir adequadamente. Não é simples, mas fique calmo, em outro post falaremos mais especificamente sobre isso!

Já que seu interesse pelo alfabeto cresce a cada dia, brinque de achar palavras que rimem com outras e de dizer palavras que comecem com a mesma letra do nome da criança. “Joana começa com J. Qual a parte do corpo que também começa com essa letra?”.

Como as perguntas que eles fazem ficam cada vez mais difíceis, tenha certeza que está passando informações coerentes com a realidade e use o seu bom senso para falar sobre os assuntos mais delicados. Lembre-se que a melhor maneira de descobrir o mundo é através de brincadeiras, leitura e passeios. 

O que uma criança de quatro anos e meio consegue fazer?

Escreve seu próprio nome e sabe dizer seu nome completo, muitas vezes seu endereço e telefone (isso dependerá um pouco do incentivo dos pais, é claro!). Seus diálogos são bem complexos. Diz quatro ou cinco frases em sequência para contar um fato ou situação.

O desenvolvimento social pode ser percebido na capacidade que a criança tem de fazer amizades independentes dos pais. Eles se relacionam com outras crianças que conhecem nos clubes, parques, festinhas. Apresentam-se, brincam juntos, conversam e viram amigos.

Nessa fase, as crianças não querem tanto brincar mais sozinhas como antigamente, cada um com seu brinquedo. Agora, elas gostam de interagir com outras crianças, assim ambas inventam brincadeiras, cooperam, constroem um castelo juntos com blocos diversos.

Têm coordenação motora suficiente para usar o garfo e a faca como os adultos. Seus desenhos já são mais elaborados e usa a tesoura para cortar em linha reta. 

Como estimular uma criança de quatro anos e meio?

Encoraje seu filho a fazer amizades convidando os colegas da classe e do clube para brincar na sua casa. Interagir socialmente é muito importante para o desenvolvimento da criança. E não deixe de supervisionar as brincadeiras, ou a tarde que era para ser tão divertida vai virar uma tremenda bagunça.

A criança em fase pré-escolar é hábil nos jogos de faz-de-conta. É a fase do mundo imaginário, quando sua criatividade está a todo vapor. Portanto, qualquer brinquedo ou equipamento que ajude o pequeno a entrar nesse mundo de fantasia é bem-vindo.

Por outro lado, as crianças neste grupo etário se interessam por coisas que imitam o mundo dos adultos, que dão a sensação de segurança e companhia, como dinheiro de brinquedo, caixa registradora, telefone, cidadezinhas, circos, fazendas, postos de gasolina e casas de boneca com móveis. Os meios de transporte também viram atração: caminhões, automóveis, aviões, trens, barcos e tratores.

Um conceito muito importante que precisa ser ensinado para a criança desde cedo é amar e admirar a natureza. Ensine como cuidar do planeta desligando a torneira na hora de escovar os dentes, regando as plantas, não jogando lixo na praia. Faça seu filho observar as flores, brinque de criar desenhos com as nuvens, mostre as formiguinhas andando enfileiradas carregando sua comidinha. Essa é uma maneira interessante dele conhecer e respeitar o Universo onde vive.

                                                                                                                     Boa sorte!

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