terça-feira, 22 de março de 2011

Família é investimento!


Hoje recebi um e-mail com a foto acima. Refere-se a uma família de Columbus no estado de Ohio (USA) que foi presenteada com sêxtuplos! Você pode estar pensando "presenteada???", eu digo, sim, presenteada! 

Só consegui pensar em uma coisa quando vi a foto: quanto investimento! Meu Deus! Quantas noites de sono que se vão, quanto dinheiro, quantas fraldas, quantas papinhas, quanto leite, quanto bum bum pra se limpar, quantas mensalidades, quantas consultas médicas, quantas reuniões na escolinha, quantas faculdades! Ufa! e assim, ainda vão mais várias páginas se eu continuar escrevendo tudo o que penso.

Também penso em quantos beijos, quantos abraços, quanto carinho, quanta saudade, quanto amor, quanta admiração, quanto perdão, quantas tardes gostosas, quantas risadas, quantos domingos no parque, quanto choro de alegria, quantas peças nas apresentações da escola, enfim! quantas emoções essa família ainda vai viver? São muitas, muitas, muitas! se tentasse, também não conseguiria listar todas. Talvez, ou muito provavelmente, nem eu nem você já vivemos todas elas para sermos capazes de descrever com perfeição.

Por isso eu digo que família é investimento! Essa família definitivamente investiu! É claro que como já mostrado, todo investimento tem dois lados, dois pesos. Dias bons e dias mais difíceis. No começo a coisa parece dar um pouco mais de trabalho. Dar banhos, mamadas, trocar as roupas. É, e depois... bom, depois "piora"! Correr atrás de 1 já é difícil, de 6 então! E é nessa fase que o maior investimento vai começar; a educação.

Educar filhos exige tempo, paciência, limites e carinho, além de tantas outras habilidades. Educar exige que os pais parem de olhar um pouco para si e olhem para as vidas que agora dependem deles. O que eles vão passar para elas? Serão eles exemplos e modelos? Esperamos que sim!

A tarefa não é fácil, não só porque eles estão com 6, mas sim porque essa tarefa requer dos pais que eles refaçam suas prioridades e invistam seu melhor na família. Venhamos e convenhamos, isso não é fácil. Além dos filhos, tem o trabalho, a casa, os afazeres, as responsabilidades como um todo. No entanto, é necessário. Necessário que os pais gastem tempo na educação de seus filhos. Necessário que brinquem, que se entreguem nesse processo, mesmo com todos os poréns. 

Se você escolheu (ou as vezes, simplesmente aconteceu) ser pai, entenda que sua vida vai mudar. Mas não veja isso como um fardo e sim como uma benção, uma mudança positiva, mesmo com todas as dificuldades que podem surgir. Invista no relacionamento pai-filho pois ele será um dos únicos vínculos que te acompanhará por toda vida. Volto a dizer, gaste tempo com sua família, com seus filhos. Tire uma folga quando der, leve-os para passear. Não é necessário ter dinheiro para fazer programas legais, você pode simplesmente soltar pipa ao ar livre, fazer um pic-nic, visitar um zoológico, caminhar, tomar um picolé, e tantas outras coisas que são mais baratas do que a gente imagina! Engaje-se na produção de brinquedos com materiais recicláveis que você tem em casa, além de ajudar o meio-ambiente, você economiza uma graninha. Ao investir tempo em sua família você está mostrando a ela que não espera pessoas perfeitas, mas sim que valoriza as boas conversas, as brincadeiras, o tempo que passam juntos, e pode ter certeza, no futuro, isso fará grande diferença para seus filhos.

É...não há como negar, essa família de Columbus é uma das maiores investidoras que eu já vi.

Que tal mais pessoas seguirem o exemplo? Fica a seu critério, pense, repense, decida e viva!

Se precisar entrar em contato comigo estou a disposição no carol.frazao.rosa@gmail.com  e terei prazer em ajudar no que puder!

Boa sorte!

Carolina Frazão Rosa
Psicóloga Clínica
CRP 06/102991



Nenhum comentário:

Postar um comentário