terça-feira, 22 de março de 2011

Família é investimento!


Hoje recebi um e-mail com a foto acima. Refere-se a uma família de Columbus no estado de Ohio (USA) que foi presenteada com sêxtuplos! Você pode estar pensando "presenteada???", eu digo, sim, presenteada! 

Só consegui pensar em uma coisa quando vi a foto: quanto investimento! Meu Deus! Quantas noites de sono que se vão, quanto dinheiro, quantas fraldas, quantas papinhas, quanto leite, quanto bum bum pra se limpar, quantas mensalidades, quantas consultas médicas, quantas reuniões na escolinha, quantas faculdades! Ufa! e assim, ainda vão mais várias páginas se eu continuar escrevendo tudo o que penso.

Também penso em quantos beijos, quantos abraços, quanto carinho, quanta saudade, quanto amor, quanta admiração, quanto perdão, quantas tardes gostosas, quantas risadas, quantos domingos no parque, quanto choro de alegria, quantas peças nas apresentações da escola, enfim! quantas emoções essa família ainda vai viver? São muitas, muitas, muitas! se tentasse, também não conseguiria listar todas. Talvez, ou muito provavelmente, nem eu nem você já vivemos todas elas para sermos capazes de descrever com perfeição.

Por isso eu digo que família é investimento! Essa família definitivamente investiu! É claro que como já mostrado, todo investimento tem dois lados, dois pesos. Dias bons e dias mais difíceis. No começo a coisa parece dar um pouco mais de trabalho. Dar banhos, mamadas, trocar as roupas. É, e depois... bom, depois "piora"! Correr atrás de 1 já é difícil, de 6 então! E é nessa fase que o maior investimento vai começar; a educação.

Educar filhos exige tempo, paciência, limites e carinho, além de tantas outras habilidades. Educar exige que os pais parem de olhar um pouco para si e olhem para as vidas que agora dependem deles. O que eles vão passar para elas? Serão eles exemplos e modelos? Esperamos que sim!

A tarefa não é fácil, não só porque eles estão com 6, mas sim porque essa tarefa requer dos pais que eles refaçam suas prioridades e invistam seu melhor na família. Venhamos e convenhamos, isso não é fácil. Além dos filhos, tem o trabalho, a casa, os afazeres, as responsabilidades como um todo. No entanto, é necessário. Necessário que os pais gastem tempo na educação de seus filhos. Necessário que brinquem, que se entreguem nesse processo, mesmo com todos os poréns. 

Se você escolheu (ou as vezes, simplesmente aconteceu) ser pai, entenda que sua vida vai mudar. Mas não veja isso como um fardo e sim como uma benção, uma mudança positiva, mesmo com todas as dificuldades que podem surgir. Invista no relacionamento pai-filho pois ele será um dos únicos vínculos que te acompanhará por toda vida. Volto a dizer, gaste tempo com sua família, com seus filhos. Tire uma folga quando der, leve-os para passear. Não é necessário ter dinheiro para fazer programas legais, você pode simplesmente soltar pipa ao ar livre, fazer um pic-nic, visitar um zoológico, caminhar, tomar um picolé, e tantas outras coisas que são mais baratas do que a gente imagina! Engaje-se na produção de brinquedos com materiais recicláveis que você tem em casa, além de ajudar o meio-ambiente, você economiza uma graninha. Ao investir tempo em sua família você está mostrando a ela que não espera pessoas perfeitas, mas sim que valoriza as boas conversas, as brincadeiras, o tempo que passam juntos, e pode ter certeza, no futuro, isso fará grande diferença para seus filhos.

É...não há como negar, essa família de Columbus é uma das maiores investidoras que eu já vi.

Que tal mais pessoas seguirem o exemplo? Fica a seu critério, pense, repense, decida e viva!

Se precisar entrar em contato comigo estou a disposição no carol.frazao.rosa@gmail.com  e terei prazer em ajudar no que puder!

Boa sorte!

Carolina Frazão Rosa
Psicóloga Clínica
CRP 06/102991



terça-feira, 1 de março de 2011

Ame o seu filho e não o seu comportamento!


Qual a primeira reação ao vermos a foto acima? Rimos? Nos chocamos? Choramos? Em geral, numa situação dessa temos muita vontade de rir antes de qualquer coisa. 

Infelizmente não é sempre assim. As crianças fazem coisas que muitas vezes desagradam aos pais. Algumas delas são até "engraçadinhas", mas outras podem ser bem irritantes e chatas. 

É sempre importante lembrar que o que desagrada a você é o comportamento de seu filho e não a pessoa dele. Para as crianças, não é tão fácil assim. Elas precisam que você demonstre amor incondicional, mesmo frente as atitudes mais inesperadas e incorretas. Ame o seu filho e não o seu comportamento volto a dizer! 

Mas como se faz isso?, você pode estar pensando. Amor incondicional, ao contrário do que muitos pensam, não é aceitar tudo sem ter olhos críticos. Não é porque ele é seu filho que ele é perfeito, e também por isso, você não deve aceitar tudo o que ele faz ou deixar de perceber quando algo está saindo fora do controle. Amar incondicionalmente é simplesmente amá-lo pelo fato de ser seu filho, independente de seus atos, o que não quer dizer que você precisa aceitar todos os atos. Não se merece amor incondicional, ele simplesmente acontece; você o ama porque ele é seu filho e isso precisa estar claro para ele.

Com esse conceito estabelecido, aí é a hora de colocar algumas regras. Conseguimos amar incondicionalmente quando separamos a pessoa do comportamento, não se deve confundir a criança com o que ela faz. Amar incondicionalmente vai além de demonstrar carinho, é uma habilidade dos pais de mostrar ao seu filho que seus sentimentos e pensamentos podem ser expressos livremente e sem riscos para o relacionamento. Muitas crianças temem o critério dos pais e acabam por crescerem fechados, sem diálogos em casa, e muitas vezes sem diálogos com os amigos. Entendem que são amados apenas se concordam sempre com o que os pais e os outros dizem, por isso se fecham. A criança precisa ser educada para autonomia e ter direito de pensar diferente. Isso não quer dizer que ela vá contra você pai ou mãe, mas sim que ela está sendo educada de forma crítica, e que vai aprender a questionar o mundo, se tornando um adulto que sabe refletir, avaliar riscos e que nem sempre vai de acordo com o que a maioria pensa.

Muitas pais são tão críticos com seus filhos, pois entendem que "amar demais" estraga a criança. Amar demais não existe! Amor parental não se mede! O que existe é superproteção, muita permissividade, ausência de regras e essas coisas, de fato, podem "estragar" a criança. Quanto mais amada a criança se sente, mais ela obedecerá as regras e desenvolverá amor pelas outras pessoas.

A tarefa dos pais é ser um espelho moral para a criança, clarificar suas expectativas sobre o mundo e ensinar o que culturalmente tem sido certo. Fortaleça a autoestima de seu filho. Obviamente faça isso com crítica, sem mentiras. Se seu filho acabou de começar a lutar judô, não diga a ele que ele é o melhor, ou que luta como um profissional, limite-se a elogiar no que compete a ele, mas faça isso! Ensine-o a acreditar no seu esforço e a acreditar que pode conseguir as coisas buscando-as. Consequencie seus comportamentos positivamente, quando ele fizer algo de legal (for bem na escola, se dedicar ao esporte, ajudar alguém, entre tantas outras coisas) elogie, leve-o para tomar um sorvete, fale a ele de como isso é importante e de como você se ente feliz com ele e acima de tudo, o quanto você o ama (isso você deve falar sempre, mesmo quando ele tira notas baixas!). Pessoas com boa autoestima controlam melhor seu comportamento, tem maior tolerância a críticas e a frustrações.

Fortaleça também a capacidade de resiliência dos seus filhos. Resiliência é a capacidade de enfrentar e superar a adversidade, aquilo que é difícil para ele. São habilidades que são aprendidas e aplicadas ao longo da vida. Dessa forma ele pode se tornar uma criança que lida melhor com o estresse, com os desafios, recupera-se das frustrações, resolve problemas e tem expectativas realistas.

Com pequenas atitudes e outras nem tão pequenas assim, os pais podem fortalecer os filhos ajudando-os a crescerem de forma saudável e futuramente, com toda certeza se orgulharão disso!

Se precisar entrar em contato comigo estou a disposição no carol.frazao.rosa@gmail.com  e terei prazer em ajudar no que puder!

Boa sorte!

Carolina Frazão Rosa
Psicóloga Clínica
CRP 06/102991